3 coisas importantes para seu escritório de contabilidade atrair profissionais extraordinários
Você quer atrair talentos para seus escritório de contabilidade?
Você quer atrair talentos para seus escritório de contabilidade? Profissionais comprometidos, capacitados, engajados com sua empresa?
Então, no mundo atual, a ideia é tornar sua empresa tão atrativa para os talentos que você passe a ser procurado por eles, e não o contrário.
Quem não gostaria de trabalhar na Apple, Disney, Tesla, Amazon, Google e outras empresas reconhecidas por oferecerem não apenas um plano de carreira invejável, mas um bom ambiente de trabalho e, sobretudo, a sensação de que está fazendo parte de algo grandioso?
Pois é! Transportando isso para o universo da contabilidade, é possível também – dentro da sua realidade – transformar o seu pequeno escritório em um lugar mais atrativo de se conviver.
E isso facilitará bastante o seu processo de recrutamento e seleção, pois naturalmente passará a atrair colaboradores que falam a mesma língua do seu negócio.
Veja abaixo alguns fatores fundamentais neste processo de transformação da sua empresa contábil:
1. Crescer. Ninguém quer trabalhar em uma empresa estagnada
Sua empresa está com uma boa quantidade de clientes e acredita que é razoável manter esse mesmo número pelos próximos anos, certo?
Errado.
Como eu já disse em artigos anteriores:
Quem não está crescendo rapidamente, está morrendo lentamente. Empresa que não cresce, não atrai talentos! E, não consegue investir nos profissionais! Ou seja fica obsoleta e despreparada!
Devemos lembrar que o universo empresarial é como um jogo. Se você chegou a determinados patamares, não pode ficar parado, senão corre o risco de voltar para o começo. E, uma empresa sem metas é um barco sem direção.
No segmento de contabilidade é possível, por exemplo, escolher periodicamente uma área da empresa para investir e inovar, desenhando novas estratégias e testando ferramentas recomendadas pelo mercado.
Além disso, a prospecção e o investimento em trazer novos leads para o funil de vendas da empresa não é uma tarefa que possa ser deixada de lado em nenhum momento. Leads “envelhecem”… é preciso estar sempre trazendo pessoas quentes e empolgadas com as soluções da empresa e promovendo campanhas de remarketing para resgatar clientes que não estão mais engajados com as ofertas e serviços que o seu escritório está propondo.
É preciso lembrar que o networking, sim, não envelhece como estratégia para o crescimento de uma empresa. Ser presença marcada nos eventos contábeis garante que você esteja por dentro das inovações do mercado e forme parcerias relevantes para o seu trabalho que podem durar a vida inteira ou reposicionar o seu escritório dentro de um determinado nicho.
Por último, vale falar de números…
Tão utilizados pelos contadores, os números da própria empresa devem ser analisados com o mesmo rigor com que tratamos das informações dos nossos clientes. E quando falamos em números, devemos falar também de metas. Qual a última meta que você estabeleceu para a sua empresa? Era uma meta realista? Quais esforços você tem empenhado em direção a ela?
Ao colocar sua empresa nos trilhos do crescimento, você motiva os seus colaboradores a fazerem o mesmo e a estrarem engajados com as metas propostas.
Lembrando da analogia feita logo acima, o empreendedorismo também é um grande jogo, e estar engajado e motivado é um dos principais segredos dos grandes players do mercado que conseguem manter times gigantes empolgados com as perspectivas de crescimento. Basta olhar para os relatórios do Google, da Amazon, da Apple, dentre outras gigantes cujos colaboradores se orgulham de fazer parte de uma história de sucesso.
Uma boa opção é investir em Social Selling. As mídias sociais sem dúvidas são a escolha certa do momento. Se você fizer os investimentos da maneira adequada, o retorno em forma de leads, branding, interação social e propostas é certo. Porém, para uma campanha patrocinada em mídias sociais ser realmente bem-sucedida, é preciso que o ponto abaixo esteja alinhado…
2. Ter uma cultura desenhada com valores fortes.
Disney, Apple, Google… O que essas empresas têm em comum? Além do faturamento enorme, são empresas com uma forte cultura de valores. Basta ler o nome de uma dessas companhias que já lhe vêm alguns adjetivos à mente: inovação, diversão, tecnologia, disrupção etc.
Não é à toa que essas empresas carregam consigo uma série de fãs de seus produtos, inovações e marcas registradas.
Porém, isso não é uma marca somente dessas empresas. O seu escritório contábil também pode ter uma cultura forte de valores, que fortalecerá tudo dentro da empresa, desde sua marca, passando pela comunicação e até mesmo na gestãode colaboradores e contratação dos novos.
Mas como construir uma cultura forte de valores?
Para começar, devemos lembrar que essa cultura deve fazer parte do plano de negócios da empresa, mostrando sua missão, sua visão, seus valores e determinando qual o público-alvo que ela vai atender. Com a forte segmentação de nichos na contabilidade, como já falei em artigos como esse, fica mais fácil definir características marcantes da sua empresa que vão encantar os seus prospectos.
O seu escritório contábil também pode investir no seu atendimento e a experiência do cliente! Esse pode ser um ponto forte do seu escritório e, assim, ele pode criar uma cultura de indicação e fidelização de clientes baseada no “overdelivery”, que é o conceito de se entregar mais do que foi prometido. Um atendimento impecável, sem dúvidas, é referência quando se trata de qualquer prestação de serviço.
O último ponto central de uma cultura forte de valores é, naturalmente, a proposta de valor. Essa é a ideia central, também chamada de DNA, para construir uma marca e indicar para as pessoas como ela deve ser vista e posicionada no mercado.
Essa proposta define que valores representam a sua empresa e orientam os relacionamentos futuros do seu escritório com outras empresas parceiras no mercado.
Estar sempre alinhando essa proposta junto dos colaboradores e atualizando-a para a nova realidade da empresa é um investimento com um potencial gigantesco de gerar valor para os seus clientes. E, como sabemos, com o aumento do valor percebido pelos clientes, aumenta a procura e aumenta o valor de mercado que o seu escritório pode cobrar pelos serviços prestados.
A Apple, por exemplo, tem uma proposta única de valor que é o design. Ele está como marca registrada desde a embalagem até o próprio aparelho. Para quem é fã da marca e do valor que ela oferece, pouco importa se o custo é maior em relação aos outros aparelhos. É, literalmente, adquirir o valor percebido que conta tanto para os seus clientes como para os colaboradores que fazem questão de trabalhar para o sucesso dessa empresa.
Em relação às experiências que acontecem nos parques da Disney, a proposta de valor também é o principal motivo que leva 120 mil visitantes por dia ao parque: vivenciar uma experiência “dos sonhos”. Lá, todos os visitantes são convidados de honra e se sentem transportados para um tempo mítico com a aura do tempo sem fim da infância. Todos os funcionários do parque, todos os visitantes e até pessoas que nunca foram na DIsney conseguem entender o que as pessoas que vão até lá buscam, certo?
Não importa se a proposta de valor não agradar a todos, porque não vai! O seu público-alvo é segmentado, assim como o público da Disney. O que importa, por exemplo, é que aqueles que amam a Disney são fãs convictos e fazem de tudo para estar lá o máximo possível, inclusive mudando o rumo da própria vida para trabalhar no parque e aprender diariamente com a proposta de valor que a empresa oferece baseada em princípios da segurança, cortesia e cordialidade.
E é essa coerência e força que precisa ser desenhada pelo seu escritório, reconhecida pelos seus funcionários, divulgada para os seus clientes e repassada para os seus prospectos.
3. Utilizar “a ciência do marketing” não somente para captação de clientes, mas também de colaboradores
O seu marketing, as vendas da sua empresa e a gestão dos colaboradores andam lado a lado no sucesso de uma empresa. E têm exatamente a mesma importância.
Quando falamos de encantamento, não estamos restringindo esse sentimento só aos seus clientes. Os funcionários devem ser tão encantados quanto os seus clientes, sustentando os valores da empresa por conta própria para vender o que realmente acreditam, como é o caso das empresas que citamos nos últimos exemplos – Disney e Appple.
“Marketing não é a arte de encontrar formas inteligentes para mostrar o que você faz. O Marketing é a arte de criar valor real para seus clientes e ajudá-los a melhorar”, Philip Kotler.
Investir no Inbound Marketing garante que são os clientes e colaboradores que se sentirão atraídos pela sua empresa. Para isso, basta que você cumpra à risca o passo 2, tendo uma cultura de valores bem forte que atraia justamente as pessoas que estão alinhadas com esses valores.
Ao fazer isso, você sabe exatamente quais são as personas que podem ser prospectos adequados para o seu escritório e chega até elas através da geração de valor – seja a produção de conteúdo, seja o relacionamento ou a partir de qualquer outra ferramenta que ofereça valor antes de fazer uma oferta.
É importante ter em mente que os colaboradores passam ⅓ do seu dia no escritório ou trabalhando de casa para a empresa. Se são fãs da empresa e alinhados com a cultura de valores, ficarão mais motivados e se sentirão parte do sucesso do negócio. Pesquisas apontam, inclusive, que funcionários motivados ficam menos doentes.
A empresa Resultados Digitais, por exemplo, apresenta antes da entrevista o código de cultura da empresa com um vídeo sobre o dia a dia da área do candidato explicando pelo que ele seria responsável caso fosse o escolhido.
Por isso, uma grande sacada estratégica para ter um marketing mais “barato” e certeiro é ter a proposta de valor alinhada com as campanhas e seguir os passos de venda como qualquer outra empresa.
Se você estiver colocando em prática os 3 pilares apresentados nesse artigo, com certeza não faltarão pessoas para fazer o trabalho de marketing para você e te ajudar na missão diária de fortalecer a marca do seu escritório e reforçar o valor que você tem para entregar para os seus clientes.
Fácil não é! Mas você já saiu da fase de acreditar em fórmulas mágicas, não é? Portanto, não deixe de implementar essas mudanças e compartilhar comigo como tem sido dentro do seu escritório. E colha os frutos dessa decisão.
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